Responsável Técnico: Dr. Luiz Carlos Pedroso - CRM 4771 - RQE 3088

Aumento Benigno da Próstata

O crescimento da próstata, conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB), é uma doença comum que pode acometer até 90% dos homens após os 80 anos deidade. Essa doença nem sempre se acompanha de sintomas clínicos. Apenas cercade 30% dos portadores de HPB apresentam sintomas. O envelhecimento é o fator mais importante para o desenvolvimento da hiperplasia da próstata.
Os pacientes que apresentam próstata aumentada costumam queixar-se de jato urinário fraco, fino, sem pressão. Há a possibilidade de terem vontade de ir ao banheiro várias vezes e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Outros sintomas comuns são acordar várias vezes para urinar à noite e ter urgência para iniciar a micção, com sensação de perda urinária iminente. Todos esses sintomas podem aparecer separados ou em conjunto e, em diferentes graus, afetando a qualidade de vida do paciente de maneira variável.
Alternativas de tratamento são a medicação ou a cirurgia.
Outra patologia benigna comum é a prostatite, que á uma doença inflamatória. Pode surgir como um quadro agudo, com febre, mal estar e dor ao urinar. Há também prostatites crônicas, que se manifestam geralmente por dor que acompanha a micção. Muitas vezes é difícil diferenciar os sintomas de HPB da prostatite crônica. O tratamento geralmente consiste na administração de antibióticos.
Existe também o câncer da próstata, doença maligna que surge no órgão. Na maioria dos casos iniciais é assintomática. Os sintomas geralmente surgem em estágios mais avançados da doença, quando ocorre disseminação para outros órgãos próximos da próstata ou para órgãos distantes. É um câncer comum no homem. Após os 50 anos representa mais de 40% de todos os cânceres masculinos, e estima-se que entre 3-5% dos homens morrerão de câncer da próstata.
Os fatores genéticos são importantes para a ocorrência da doença. Parentes em primeiro grau de homens acometidos têm maior chance de desenvolver a doença. O melhor modo de evitar as complicações desse câncer é detectar a doença na fase inicial. As dietas ricas em gordura animal podem estar relacionadas à maior chance de desenvolver o câncer da próstata.
Existem várias modalidades de tratamento: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e tratamento com hormônios. A indicação correta do tratamento vai depender de vários fatores como idade, estado de saúde geral do paciente, expectativa de vida, etc.