Diretor Técnico Sérgio Rogério Skrobot R.Q.E. 2950 | CRM 1775

Infertilidade Masculina e Vasectomia

Infertilidade
O que é?
A infertilidade é a dificuldade de um casal obter gravidez no período de um ano de tentativas, isto é, tendo relações sexuais sem uso de nenhuma forma de anticoncepção. A chance de um casal normal obter gravidez, por ciclo menstrual, é de aproximadamente 20% e que, após um ano, mais de 80% dos casais conseguirão gravidez. Acredita-se que 15% dos casais tenham alguma dificuldade de fertilização.
Causas
– Criptorquidia: malformação que pode ser identificada no nascimento do menino, resultando em posicionamento incorreto do testículo, que atrapalha a produção de espermatozoides. Esse problema deve ser corrigido na infância para evitar a infertilidade do adulto.
– Fatores genéticos.
– Fatores hormonais.
– Infecções.
– Obstrução do canal por onde passam os espermatozoides
– Varicocele (varizes do testículo, ou seja, veias com dilatação anormal).
A fertilidade masculina também pode sofrer alterações por outros fatores, como traumas e distúrbios imunológicos.
Tratamento
Identificada a causa e o grau da infertilidade, o médico avaliará quais as possibilidades de tratamento. Por exemplo, se o problema for provocado por infecção, deve-se tratar a infecção. Se os hormônios estiverem desregulados, a estabilização hormonal é o primeiro passo, e assim por diante.
Caso a terapêutica não seja efetiva, atualmente os métodos de reprodução assistida (inseminação intrauterina e fertilização in vitro) têm obtido ótimos resultados.
Vasectomia
A vasectomia ou deferentectomia é um método contraceptivo através da ligadura dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita comanestesia local em cima do escroto e que não é necessário de internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária. Este método impede que se produzamespermatozóides evitando assim uma gravidez.