Diretor Técnico Sérgio Rogério Skrobot R.Q.E. 2950 | CRM 1775

Peniscopia e cauterização lesão peniana

Peniscopia é um exame realizado com objetivo de identificar lesões cutâneas provocadas pelo HPV classificadas como subclínicas. Utiliza-se o ácido acético para provocar uma pigmentação nessas lesões, e com o auxílio de uma lupa ou colposcopio é possivel indentificar pequenas lesões. O exame é simples, demora no máximo 10 minutos, não é doloroso e o resultado sai imediatamente. Se o resultado for positivo, tratamento específico será instituido para eliminar essas lesões.
A cauterização das lesões é o método mais utilizado para tratamento epode ser de dois tipos:

  • Cauterização Química: consiste na destruição de um tecido ou coagulação do sangue por meio de métodos químicos, utilizando frio (criocauterização), calor ou alguma substância cáustica (por exemplo, um ácido). Normalmente, no início há a presença de vermelhidão no local onde foi realizado o procedimento e, em seguida, surge uma crosta que será eliminada dentro de poucos dias. Dentre as principais substâncias utilizadas nesse procedimento estão os fenóis, nitrato e nitrogênio líquido.
  • Eletrocauterização: neste tipo de cauterização utiliza-se um aparelho denominado eletrocautério que realiza a cauterização por meio de eletricidade.