Diretor Técnico Sérgio Rogério Skrobot R.Q.E. 2950 | CRM 1775

O que faz o UROLOGISTA?

  • Por:Vale da Web

Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens. Todo urologista obrigatoriamente teve a formação como médico, especialização (residência médica) em cirurgia geral e especialização (residência médica) em urologia. Há uma enorme quantidade de doenças tratadas pelo urologista, em homens e mulheres de todas as idades, incluindo infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária, infertilidade, realização de transplante renal.

A urologia é uma especialidade médica que cuida do trato urinário do homem, das mulheres e de todo o sistema reprodutor masculino no que envolve testículo, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis. Além disso, o urologista se preocupa com os cuidados dos seguintes órgãos: rins, ureteres, bexiga, urina, uretra e todos os órgãos do sistema reprodutor masculino.

Segundo dados do ministério da Saúde, o homem vive em média sete anos menos do que as mulheres. E grande parte das doenças que atingem os homens, são problemas ligados à especialidade do urologista, como cálculo renal, câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil e a infertilidade masculina.

Questões culturais relacionados à saúde e tratamento são identificadas por especialistas como um dos fatores que têm dificultado o diagnostico da próstata do paciente. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde Humana de São Paulo mostra que 20% dos homens não permitiu que o urologista realizasse um exame físico, retal, popularmente chamado de toque.

Especialistas ressaltam que é necessário procurar um urologista pelo menos uma vez ao ano, assim como as mulheres fazem com os ginecologistas. E isso deve ser feito em todas as faixas etárias, para a prevenção e diagnóstico de doenças urológicas.

Os exames realizados periodicamente em homens com mais de 40 anos são: além do exame físico (que inclui a realização do exame do toque retal), devem ser feitos exames laboratoriais (hemograma, glicemia, creatinina, PSA total e parcial de urina) e exames de imagem (ecografia abdominal total).

 

Postado em: Categoria 01